Sarkozy diz ter recebido tratamento "escandaloso"

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy considera que o "tratamento que lhe foi infligido" pela justiça na instrução do caso Bettencourt "foi escandaloso", disse hoje o seu advogado, Me Thierry Herzog, à RTL.
Publicado a
Atualizado a

Sarkozy foi considerado suspeito de corrupção numa investigação criminal sobre financiamento ilegal a partidos políticos. Em causa estarão elevadas quantias de dinheiro, que Sarkozy terá recebido da herdeira da L'Oreal, Liliane Bettencourt, violando os limites de gastos eleitorais e aproveitando-se de uma pessoa doente.

Sarkozy foi quinta-feira convocado para encontrar-se com pelo menos quatro membros do pessoal de Bettencourt, no seguimento de suspeitas de que o ex-presidente francês terá aceitado envelopes de dinheiro da herdeira para financiar a sua campanha eleitoral de 2007.

O juiz pretendia com o confronto perceber quantas vezes terá Bettencourt sido visitada por Sarkozy durante a campanha, mas o político repetiu que apenas esteve uma vez na sua residência, versão contraditória com a dos membros do pessoal da milionária.

Uma antiga contabilista da herdeira da L'Oreal disse à polícia em 2010 que entregou envelopes com dinheiro a uma das pessoas de confiança de Bettencourt, no pressuposto que os mesmos seriam dados ao tesoureiro da campanha de Sarkozy.

Os investigadores suspeitam que cerca de quatro milhões de euros de Bettencourt foram parar aos cofres do partido de Sarkozy.

Desde que perdeu para Hollande, Nicolas Sarkozy já deu a entender que pretende candidatar-se às presidenciais de 2017.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt